FLORA

De uma forma mais ampla, o conhecimento sobre a biodiversidade da flora do bioma Caatinga tem sido sintetizado no quadro do projeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga, do MMA, em 2000. Este trabalho ficou a cargo da APNE e posteriormente foi publicado por Sampaio et al., Vegetação e flora da Caatinga. 

Não é possível se ter hoje uma lista completa da flora existente no bioma Caatinga. O Centro Nordestino de Informação sobre Plantas - CNIP - (Centro ligado à APNE, UFPE e ao Jardim Real Botânico de Kew) apresenta na sua relação (checklist) do NE, 8.760 espécies. Apesar dessa relação ainda se encontrar em fase de qualificação por taxonomistas, mais de 2/3 desta lista se encontra revisado . 

Contudo, apenas uma parte ainda não identificada, pertence ao bioma Caatinga. Em comparação com os dados apresentados por Gamarra-Rojas e Sampaio na publicação supracitada, sendo 1.102 espécies na caatinga (não considerando outras formações vegetais como carrasco, cerrado, campo geral, campo rupestre, mata serrana e mata atlântica), hoje o banco apresenta 1.981 espécies com ocorrência na Caatinga. 

Giulietti et al. apresenta na mesma obra uma lista das espécies endêmicas da Caatinga. Ao todo são apresentados 318 espécies endêmicas em 42 famílias. Destas, as famílias de Leguminosae (80 espécies), Cactaceae (41 espécies), Euphorbiaceae (17 espécies), Malvaceae (15 espécies) e Bromeliaceae (14 espécies) se destacam como mais importantes. Na mesma obra ainda estão relacionadas 451 espécies de fungos, correspondentes a 203 gêneros referenciados para o Semiárido do Nordeste.