PROJETO

 
Agende uma visita à Cactinga; Desenvolva um trabalho com a sua escola
ou comunidade; Implante em seu município; Ajude-nos ou Realize
pequenas apresentações culturais no Espaço.

CONHEÇA O PROJETO
Não deixe de conferir esse diálogo incrível!

- Projeto Cactinga? Que "viagem" é essa?

O Projeto CACTINGA –  Resgatando a nossa biodiversidadevem sendo executado por onze alunos do curso de Ecologia da UFRN e uma tecnóloga em Gestão Ambiental pelo IFRN, atualmente aluna de Enfermagem da UFRN.

Desenvolvido como componente avaliativo para a disciplina de Educação Ambiental, ministrada pela professora Rosângela Gondim, pretende agora alcançar novos horizontes.

- Mas, qual o fundamento disso?

Percorrendo as páginas desse blog, você pode encontrar algumas informações que  reunimos a fim de mostrar a verdadeira realidade da Caatinga. Esse patrimônio é visto pela maioria como um quadro de pobreza, escassez, tristeza e dificuldade. Tal estereótipo foi criado devido ao fator constante que o bioma e as populações relacionadas a ele estão submetidos: escassez de chuvas por um período prolongado - a seca, propriamente dita.

Segundo o IBGE, ela abrange atualmente cerca de 9,92% do território nacional e comporta cerca de 42% da população pobre do Brasil (Castro, 2005) e é aí que começa o problema! Isso porque nessa região a fonte de renda está direta e intensamente ligada à vegetação, à caça, à captura de animais silvestres...

- E o problema?

...o problema é que essas atividades acabam gerando uma forte pressão sobre os recursos naturais, comprometendo a biodiversidade, aumentando o processo de degradação e... a famosa desertificação.

- O quê? Você não sabe o que é Desertificação? É pra isso que nós temos uma aba falando exclusivamente sobre esse processo. Não deixe de conferir as outras páginas do blog! Mas não se sinta diminuído por isso...

Numa das etapas desse projeto, dentre os diversos discentes entrevistados (nas diversas áreas da nossa Universidade), acredite, mais de 40% nem sequer sabia que a Caatinga está passando por esse processo, tampouco sobre seu significado.

- Então, como ía dizendo... Acreditamos que o quadro atual se deve a um efeito sinérgico entre:
  • As condições climáticas naturais;
  • Distúrbios provocados no clima;
  • A forte pressão sobre os recursos;
  • E o olhar negligente dos indivíduos.
- Só que há o lado desconhecido dessa realidade: A valiosidade de cada recurso existente sob a forma de fauna, flora, desempenho ecossistêmico, etc. É AÍ QUE NÓS ENTRAMOS! Yeah! Sensibilizando, inicialmente, a comunidade acadêmica, esse projeto tenta alertar para a necessidade de preservação do bioma (Exclusivamente Brasileiro, olha só!), em virtude da degradação e conseqüente perda de espécies.

- Era só o que me faltava...

Sim, sim! Era só o que faltava mesmo. E sabe de que forma pretendemos completar o que estava faltando?

- Como? 

 Xíí, pelo visto, você ainda não está sabendo... Nas entrevistas que fizemos, pôde-se perceber claramente que a maioria das pessoas, quando indagadas sobre o que lhes vinha à cabeça quando se falava em Caatinga, citavam seca ou vegetação. E, adivinha qual o representante vegetal mais citado entre eles? 

- Só consigo pensar naquelas plantinhas interessantes, cheias de espinhos...

Isso! Os cactos foram os representante vegetais mais citados, por 74, 16% da nossa amostra. (19,16% citaram outros elementos arbustivos ou arbóreos, enquanto 6,66% citaram nada).  Também descobrimos que dos discentes da área Biomédica entrevistados, apenas três sabiam da importância medicinal de alguns cactos. Enquanto, grande parte dos discentes da área de Humanas afirmaram desconhecer alguma utilidade. Esse resultado foi maravilhoso para direcionar nossa abordagem. Então, nós tínhamos que...
  • Os cactos atuavam como bons representantes vegetais da Caatinga;
  • Eram de fácil manutenção, por não requerer grande dispêndio de rega ou de verba;
  • E podíamos encontrar alguns exemplares pontualmente espalhados pelo próprio Campus (depois recebemos outras doações)
 Nossa! Se a comunidade acadêmica, no geral, conhece pouco sobre isso, é necessário desenvolver estudos sobre o assunto e a identificação visual desses elementos é mais direta, espontânea... eficaz, então, por que não construir um Jardim Temático da Caatinga usando Cactáceas? 

- Ah! Então, foi assim que nasceu o Jardim Cactinga?

Érrr... assim nasceu a "Cactinga". O jardim é só uma "fisionomia" do projeto. Um meio de alcançar a comunidade universitária, integrando-a. Ainda pretendemos fazer melhorias, mas algumas áreas de convivência já estão instaladas e, não só você, mas todos as pessoas que passam por volta do Centro de Biociências, ao lado do estacionamento das motos, podem dar uma conferida.

A primeira fase do projeto já foi concluída. A "Cactinga" foi inaugurada no dia 8 de outubro de 2010, com uma abordagem bastante descontraída: pequena exposição do projeto e seus objetivos, planos futuros, comidas típicas e algumas informações sobre os exemplares de cactos expostos e sobre a Caatinga - tudo isso do modo mais informal e aconchegante possível. Hoje, o espaço conta com área de convivência, vários exemplares de cactos - sendo oito espécies só de cactáceas, uma delas ameaçada de extinção, e uma bromeliácea, já identificadas -, além de visitas constantes, inclusive de uma belíssima ave do gênero Fluvicola (Lavadeira) serena e exuberante sobre os Mandacarus. Lobinhos, crianças e idosos também serão contemplados pelo projeto e, em breve, cadeirantes.
- Taí, gostei! Interessante... e no que eu posso ajudá-los para alcançar todos esse objetivos?

- Ah! Em muitas coisas. Toda ajuda há de ser bem aceita.
  • O ambiente "Cactinga" ainda passará por retoques, ao longo do ano, a fim de caracterizá-lo o mais fielmente possível e facilitar o acesso a todos;
  • Pretendemos implantar um "Multiplicador de Cactáceas". Através de sementeiras, por exemplo, estimulando e ensinando os próprios inivíduos a realizarem o processo, até que se tenha exemplares suficiente para disponibilizar para estudos em todas as áreas onde se fizerem necessários;
  • Desenvolver atividades que estimulem a comunidade acadêmica a procurar uma forma de voltar seus estudos e pesquisas à essa temática, não importa a qual área façam parte.
  • Estabelecer períodos de visitação guiada, em parceria com o pessoal do Projeto Florestinha Viva, dessa forma abordando dois biomas que abrangem o estado, a Caatinga e a Mata Atlântica;
  • Manter o blog atualizado com conteúdo informativo, além de dicas sobre abordagem educativa direcionada aos diversos cursos da UFRN ou às escolas;
  • Implantar em escolas e municípios.

Já viu que precisaremos de muita ajuda, não é? Então, venha conhecer um pouco mais sobre a "Cactinga", importância ornamental, medicinal, alimentar, ecológica e econômica, entre outras, das cactáceas, a rica biodiversidade do semi-árido nordestino, os aspectos culturais e muito mais. Qualquer coisa, pode nos procurar. Que felicidade será para nós, por poder atendê-lo!

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